A essência da Aurora são as pessoas. Em 1969, 18 homens representando 8 cooperativas do oeste de Santa Catarina, se uniram para melhorar as condições dos produtores de suínos e conseguir mais espaço no mercado. Desse gesto nasceu a Aurora, a maior cooperativa produtora de alimentos do Brasil e referência mundial na tecnologia e processamento de carnes. Através da cooperação a Aurora equilibra seus objetivos empresariais com o compromisso social, e esse trabalho, baseado na política da coletividade e na partilha dos resultados, reflete no seu dia a dia com produtos de alta qualidade, valorização no campo e na cidade e cuidados com o planeta.
Hoje a família Aurora é formada por 11 cooperativas filiadas, mais de 75 mil famílias associadas, 28 mil empregados da Aurora Alimentos e mais de 8 mil empregados das cooperativas filiadas ao Sistema Aurora. Com gestão participativa, atua na industrialização e comercialização de carnes suínas, aves, lácteos, massas, vegetais e suplementos para nutrição animal. As unidades industriais, comerciais, granjas e distribuidoras estão por todo o Brasil, fazendo a hora mais gostosa de milhares de famílias.
Em 1934 nascia, em Barão de Cotegipe (RS), o líder e fundador da Cooperativa Central Aurora Alimentos, Aury Luiz Bodanese. (in memoriam).
A história do fundador da Aurora se confunde com muitas outras vividas por imigrantes que na época vinham para o oeste de Santa Catarina em busca de novas perspectivas de vida. Bodanese sempre foi um homem de personalidade forte e iniciativa.
Logo na infância começou a trabalhar como vendedor de frutas e entregador de jornal. Aos 15 anos era motorista de caminhão e com 20 anos prestou serviço militar em Uruguaiana. Durante sua trajetória profissional teve grandes participações na comunidade, como representante político e empreendedor. Em 1967, assumiu a presidência da Cooperativa Mista Agropastoril de Chapecó, mesmo ano de falecimento de seu pai, Guilherme Bodanese.
No ano de 1969, Bodanese e representantes de cooperativas da região oeste, deram início à Cooperativa Central Aurora Alimentos, tendo Aury como presidente. Um ano depois da fundação, a Cooperativa já adquiriu 22 caminhões e começou a utilizar o lema “Cereais de Santa Catarina para Alimentar o Brasil”.
Com essa dinamicidade, Aury Bodanese se tornou referência como líder e empreendedor. Mas sua experiência continuou presente no desenvolvimento da região. Em 1974 articulou a criação da Cooperalfa, fundindo as cooperativas de Chapecó e Xaxim. Logo em 1975, já era a maior cooperativa singular do Brasil.
Neste mesmo ano Aury colaborou com a fundação da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina. Quase 30 anos após ter assumido a presidência da Cooperalfa, deixou ao cargo em 1997.
Para acessar o arquivo, digite seu login e senha. Caso não tenha essas informações, solicite ao Departamento de Comunicação Social da Aurora Alimentos em comunicacao@auroraalimentos.com.br
O objetivo inicial era apenas melhorar as condições do produtor rural de suínos e conseguir mais espaço no mercado, mas a ideia deu tão certo que hoje tornou-se uma referência no sistema cooperativista.
A história da Aurora Alimentos começou em 1969, quando 18 homens, representando oito cooperativas do oeste de Santa Catarina, se uniram em assembleia oficial com o propósito de constituir uma sociedade cooperativista. Com o tempo as atividades se diversificaram. Sua capacidade de produção e comercialização foi ampliada e foram inseridas ações e planejamentos estratégicos que abrangiam desde a gestão corporativa ao pequeno produtor.