Aurora
A essência da Aurora são as pessoas. A Cooperativa Central Aurora Alimentos sustenta um universo que relaciona cooperativas singulares, indústria e mercado, sempre comprometida com a sustentabilidade. É formada por 11 cooperativas filiadas, mais de 65 mil famílias de empresários rurais, 28 mil empregados diretos e mais de 10 mil empregados das cooperativas filiadas ao sistema. Essa soma resulta em mais de 100 mil famílias no campo e na cidade, que produzem diariamente alimentos de excelência, comercializados no Brasil e no mundo.
Nossa cooperação é força para transformar o mundo em um lugar melhor.

Em cada momento há algo para contar.

A partir da união de 18 homens, representantes de oito Cooperativas regionais, foi instituída no dia 15 de abril de 1969 a Cooperativa Central Oeste Catarinense, que mais tarde, passaria a ser chamada Cooperativa Central Aurora Alimentos.

A criação da Aurora Alimentos teve como propósito buscar melhores condições para a comercialização de grãos, bem como, viabilizar a aquisição de um frigorífico que absorvesse a produção de suínos dos associados das cooperativas, agregando valor à atividade e possibilitando aos produtores melhores condições de trabalho e de vida.

Em cinco décadas, “Cooperação” foi a palavra que mais deu significado à essa história. Acompanhe na linha do tempo fotográfica, alguns dos fatos que marcaram a Aurora Alimentos nesses 50 anos.

Cinco décadas de transformação

1969 - 1979
A história da Aurora se inicia em 1969 - Aurora Alimentos

A história da Aurora se inicia em 1969 juntamente com a história de milhares de cooperados. Através da união de cooperativas da região foi fundada a FRICOOPER, que mais tarde passaria a ser chamada de Cooperativa Central Aurora Alimentos, sendo seu primeiro presidente o Sr. Aury Luiz Bodanese. A compra do Frigorífico Marafon ocorreu em 1969, e os primeiros abates iniciaram em 1973.

Ainda na década de 70 a Aurora passa a fornecer aos produtores alimentação exclusiva para seus plantéis através da Nutricooper.

1980 - 1989
Dentre os marcos importantes da década de 70 e 80 - Aurora Alimentos

Dentre os marcos importantes da década de 80 está a criação da Avicooper com a comercialização de carne de aves, além do início das atividades em São Miguel do Oeste/SC. Com a qualidade dos produtos Aurora reconhecida em outros estados, em 1986 foi instalada a área comercial em São Paulo.

Os 20 anos da Aurora são marcados pela informatização dos processos administrativos e a preocupação com o meio ambiente, através da implantação de estações de tratamento de efluentes e reflorestamento.

1990 - 1999
Em 1992, é inaugurado o maior frigorífico de suínos da América Latina - Aurora Alimentos

Em 1992, é inaugurado o maior frigorífico de suínos da América Latina, em Chapecó. A industrialização de matéria-prima agrega cada vez mais valor ao mix de produtos Aurora, como o início da produção de sucos com o lançamento da marca Dellis. Em 1996 foi inaugurado o frigorífico Aurora de São Gabriel do Oeste - MS. Preocupada em expandir sua área de produção de carnes de aves, no ano de 1997 a Aurora inaugurou a unidade industrial de abate de aves de Quilombo – SC.

Ao completar 30 anos a Aurora apresenta-se como a segunda maior cooperativa nacional, a 45ª maior empresa da região Sul e 8ª de Santa Catarina. Em 1998, as exportações totalizaram 8.200 toneladas.

2000 - 2009
Em 2007, a Aurora adquire a marca Nobre - Aurora Alimentos

A fim de atender a demanda nacional, em 2001 é inaugurada a Fábrica de Industrializados junto ao Frigorífico Aurora Chapecó (FACH I). Em 2004, houve a ampliação do mix de produtos Aurora, além de contar com a entrada no segmento de lácteos com a marca Aurolat. No mesmo ano, ocorre o arrendamento do Frigorífico Aurora Chapecó II, massa falida da Chapecó Alimentos. Em 2007, a Aurora adquire a marca Nobre.

Com a comemoração dos 40 anos da Cooperativa, ocorreu a revitalização da Fundação Aury Luiz Bodanese, em 2008, e inaugurada a Fábrica de Rações Aurora de Cunha Porã - SC.

2010 – 2018
2010 à 2018 - Aurora Alimentos

Após os 40 anos da Aurora, em 2010, ocorre o arrendamento da AVEPAR em Abelardo Luz, onde foi instalado um novo frigorífico. Devido à grande demanda nacional, em 2011, houve a inauguração da Indústria de Lácteos em Pinhalzinho/SC.

Entre 2012 e 2013, houve a aquisição do Frigorífico BONDIO, atual Frigorífico Aurora Guatambu e arrendamento do Frigorífico Aurora de Xaxim. Obtendo melhora do cenário econômico, a Aurora Alimentos reabre, em 2014, o Frigorífico Aurora Joaçaba (cujas atividades estavam interrompidas desde 2008).

Em 2015, a Aurora assume a produção da planta de aves da Cocari, no Paraná, hoje, Frigorífico Aurora Mandaguari. Em 2017, em São Gabriel do Oeste - MS, a Aurora inaugura nova unidade armazenadora de grãos.

Inovando na produção e acompanhando o mercado, em 2018, a Aurora entra na área de pescados por meio de parceria com a C. Vale, que permitiu o lançamento do filé de tilápia.

2019
Em 2019, a Aurora completa 50 anos - Aurora Alimentos

Em 2019, a Aurora completa 50 anos. Em cinco décadas de transformação, chega em 2019 sendo formada pela união de 11 Cooperativas singulares e que representa mais de 100 mil famílias no campo e na cidade. São 65 mil produtores cooperados, 10 mil empregados das cooperativas filiadas e mais de 28 mil empregados diretos.

E o nosso lema nessa data tão importante, é “A Soma De Todos Nós”. A soma da nossa dedicação, do nosso trabalho, da nossa gente. A soma dos produtores cooperados, dos empregados e dos consumidores. Todos nós somos protagonistas dessa história.

As homenagens para a Cooperativa são a construção da Praça da Cooperação, inauguração da UDG - Unidade de Disseminação de Genes, em Chapecó e o novo Centro de Distribuição em Arujá – São Paulo. 

Fundador: Uma força que contagia.

Fundador da Cooperatica Central Aurora Alimentos: Luiz Bodanese

Nascia em Barão de Cotagipe (RS), no ano de 1934, o líder e fundador da Cooperativa Central Aurora Alimentos: Aury Luiz Bodanese (em memória). Sua história confunde-se a muitas outras vividas por imigrantes que, na época, vinham para o oeste de Santa Catarina em busca de uma nova perspectiva de vida.

De personalidade forte e iniciativa, começou logo na infância a trabalhar como vendedor de frutas e entregador de jornal, tornou-se aos 15 anos motorista de caminhão e, aos 20 anos, prestou serviço militar em Uruguaiana (RS). Durante toda a sua trajetória profissional participou de forma ativa na comunidade, como representante político e empreendedor.

1980
Comenda do Mérito Cooperativo Catarinense.
1989
Título de Cidadão Catarinense concedido pelo Governo do Estado de Santa Catarina.
1990
Título de Cidadão Chapecoense.
1994
Medalha Mérito Anita Garibaldi do Governo do Estado de Santa Catarina.
1997
Comenda da Ordem do Mérito Industrial, concedido pela Confederação Nacional da Indústria.

Comprometimento sempre.

MISSÃO


“Valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo alimentos de excelência”.

VISÃO


“Ser referência como cooperativa fornecedora de alimentos”.

VALORES


Ética - proceder com lealdade, confiança, honestidade, respeito, transparência e simplicidade nos relacionamentos;

Qualidade - atender às expectativas dos clientes e consumidores, através de processos e pessoas qualificadas e comprometidas;

Confiança - conquistada através de relacionamentos duradouros, embasados em boa comunicação, satisfação, credibilidade e comprometimento;

Cooperação - praticar os princípios do cooperativismo nas relações internas, externas e com as Cooperativas Filiadas;

Sustentabilidade - promover o desenvolvimento econômico, buscando o bem estar social e a preservação do meio ambiente.

SAC AURORA - 0800 011 3500
Horário de atendimento
de segunda a sexta-feira das 08h às 18h
aos sábados das 08h às 15h.
VAGAS NA AURORA
TRABALHE CONOSCO.

SAIBA MAIS
Aurora

Copyright® Aurora - Todos os direitos reservados

Desenvolvido por BRSIS