SUSTENTABILIDADE

Sustentabilidade

O cuidado e o compromisso com o ser humano é prioridade. O zelo vem diretamente das raízes cooperativistas e rurais formada por famílias de pequenos produtores que criaram com o passar do tempo um sentimento de apego e cuidado com a vida, investir na sustentabilidade é um dos valores  da Aurora Alimentos.

Econômico - Ambiental - Social

PROGRAMA DE BEM-ESTAR ANIMAL

A Cooperativa Central Aurora Alimentos segue o modelo e os conceitos cooperativistas e entende que mais do que um modelo de negócios, o cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos. Um caminho que mostra que é possível unir o individual e o coletivo com desenvolvimento econômico e social, produtividade e sustentabilidade.

A partir dessa filosofia, a Aurora Alimentos apresenta informações sobre sua conduta em relação ao bem-estar dos animais envolvidos em seu sistema de produção. A preocupação com o assunto está cada vez mais presente em toda a cadeia produtiva, em virtude de fatores como a evolução técnica dos processos, a importância do tema para a obtenção de produtos de qualidade, os quais devem ser produzidos de forma ética, sustentável e ambientalmente correta, conforme exigências atuais do nosso consumidor Aurora.

O bem-estar animal pode influenciar nos sistemas produtivos pecuários e no produto final. A Aurora Alimentos acredita que um bom manejo durante todo o sistema de criação está alinhado com sua missão: valorizar a qualidade de vida no campo e na cidade, produzindo alimentos de excelência e, com sua visão, ser referência como cooperativa fornecedora de alimentos. Portanto, em consonância com os compromissos assumidos pela Cooperativa Central, torna-se condição irrefutável adotar e aplicar as melhores práticas possíveis de bem-estar animal na cadeia produtiva de aves, suínos e leite.

NOSSAS AÇÕES

Ciente destas demandas atuais e preocupada com questões de sustentabilidade da sua produção, desde 2008 a Aurora Alimentos investe sistematicamente em educação, melhorias de instalações e processos, além da modernização de conceitos produtivos, por meio de um Programa de Bem-Estar Animal.

Da mesma forma que a Aurora se preocupa com as questões de bem-estar dos animais, tem cuidado especial com o seu compromisso social, que é zelar pelo bem-estar das pessoas envolvidas nos processos produtivos, instituindo melhores práticas de trabalho com os animais, no campo e nas plantas industriais. A cooperativa acredita que, uma vez entendido o comportamento dos animais e melhorado o manejo, haverá uma sinergia e melhor viabilização dos trabalhos, dos resultados e da qualidade de vida de todos os envolvidos no processo.

O Programa de Bem-Estar Animal da Aurora, além das questões já elencadas, visa também a minimização de perdas nos processos produtivos, corroborando com os compromissos de sustentabilidade da empresa. Da mesma forma, promove o aproveitamento mais adequado de todos os recursos utilizados para a produção e a redução dos prejuízos ocasionados por manejos agropecuários inadequados.

Os ganhos da diferenciação, por meio de práticas corretas de bem-estar animal, são compartilhados por todos os agentes da cadeia produtiva e garantem à sociedade um produto de qualidade ética e sustentável. A equipe técnica da Aurora Alimentos está, constante e continuamente, trabalhando e aperfeiçoando o sistema de produção, buscando atender aos preceitos dos fóruns mundiais sobre o tema, referenciando-se aqui o Welfare Quality®, internacionalmente reconhecido por sua expertise no assunto:

  • Boa alimentação - ausência de fome e sede prolongada;
  • Bom alojamento - conforto ao descansar, conforto térmico e facilidade para se movimentar;
  • Boa saúde - ausência de lesões, doenças e de dor provocada por manejo inadequado;
  • Comportamento apropriado - expressão do comportamento natural, ausência de medo/estresse e boa relação entre humano – animal.

Os critérios e orientações acima citados estão inseridos em todos os Manuais de Manejo e Boas Práticas de Produção da empresa e são constantemente repassados aos técnicos, produtores, empregados e outros envolvidos, por meio de reuniões e treinamentos, demonstrando o compromisso da Aurora Alimentos com sua missão, visão e com o Programa de Boas Práticas de Produção, implementado em todas as suas áreas de criação.

NOSSO COMPROMISSO

Suínos

Considerando que nos últimos anos o bem-estar de animais de produção se tornou um dos temas mais discutidos pela indústria mundial de produção de proteína animal, a troca de sistema de criação de matrizes suínas é apontada como uma tendência. A Cooperativa Central Aurora Alimentos, preocupada com o seu público consumidor e seguindo orientações de diversas organizações de proteção animal para adotar práticas atualizadas na criação industrial, assumiu o compromisso de, até o ano de 2026, realizar a migração do sistema de gestação de matrizes suínas em gaiolas, para o sistema de gestação em baias coletivas.

Aves

Outro avanço na área de bem-estar animal são as tendências globais relacionadas à produção de ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas. A Aurora Alimentos não possui produção de ovos oriundos de galinhas poedeiras, no entanto, a empresa tem ciência de que indiretamente poderá colaborar com a evolução dos sistemas de criação, por isso declarou, no ano de 2017, aos seus fornecedores e ao público em geral, o compromisso em adquirir e utilizar somente insumos oriundos de galinhas “livres de gaiolas” na industrialização de seus produtos.

Corpo técnico capacitado

Destaca-se que constantemente são realizados treinamentos com médicos veterinários, técnicos de campo, produtores e transportadores de suínos e aves sobre as Boas Práticas de Produção e, consequentemente, bem-estar animal durante a criação, embarque e transporte dos animais para o abate, sendo a Empresa incentivadora e cumpridora do Programa STEPS – Programa Nacional de Abate Humanitário, exigido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Adicionalmente, a Aurora Alimentos informa que a sua área técnica possui profissionais capacitados, que realizam verificações e auditorias constantes de Boas Práticas de Produção dos processos de manejo, nas criações, no pré-abate e abate, entendendo-se que o bem-estar animal é uma responsabilidade de toda a cadeia de produção.

imagem bem estar

Respeito pelo planeta,
respeito por você

Este esforço, investido em melhores práticas de bem-estar animal e no desenvolvimento de tecnologias para aprimorar cada etapa da produção, deve-se ao fato da empresa considerar os efeitos de sua ação no meio ambiente, no cuidado com as populações humanas e dos animais, assim como da sustentabilidade do seu processo produtivo.

Diante de todas as ações, podemos afirmar que a Aurora Alimentos não só está comprometida com o bem-estar dos animais e das pessoas envolvidas, como também contribui junto ao setor agroindustrial do segmento, possuindo extensa literatura, composta em conjunto com entidades de pesquisa reconhecidas nacional e internacionalmente, que são disponibilizadas publicamente, cooperando com o crescimento e evolução do setor de produção de alimentos como um todo.

Meio Ambiente

A Aurora é comprometida em cuidar do meio ambiente, por isso trabalha junto com colaboradores, familiares e comunidade a consciência ambiental, buscando sempre produzir de forma sustentável e reduzir ao máximo os impactos na natureza. O reconhecimento a esse trabalho nos incentiva a continuar e demonstra o cumprimento da nossa responsabilidade social.

Prêmios

Principais conquistas da Aurora Alimentos e da Fundação Aury Luiz Bodanese

  • Troféu Onda Verde do Prêmio Expressão Ecologia, concedido pela Editora Expressão, recebido de 1993 a 1999 e nos anos de 2001, 2007, 2012, 2015 e 2016.
  • Troféu Fritz Müller de Ecologia, recebido em 1997, 2004, 2005 e 2006.
  • Prêmio CNI de Ecologia, recebido em 1998.
  • Troféu Benchmarking Ambiental Brasileiro, conferido pelo Benchmarking Brasil de São Paulo, recebido em 2003, 2012, 2013, 2014 e 2015.
  • Prêmio Líder de Agronegócios (2014), concedido pelo Fórum Nacional de Agronegócios, na categoria Indústria de Alimentos.
  • Troféu Ponto Extra, concedido pela Associação Paulista dos Supermercadistas (APAS), nas categorias Fornecedor de perecíveis congelados e Fornecedor de perecíveis resfriados.
  • Troféu de Responsabilidade Social – Destaque 2013, conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC) à Aurora Alimentos.
  • Certificado de Responsabilidade Social 2015 e 2016 conferido pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina à Fundação Aury Luiz Bodanese.
  • As Melhores da Dinheiro Rural 2015, concedido pela revista Dinheiro Rural, como a Melhor do país em gestão de cadeia de negócios.
  • Melhor empresa do setor de aves e suínos concedido no Ranking MELHORES & MAIORES da Revista Exame 2014.
  • Prêmio Top Ser Humano - ABRH/SC (2014), na categoria Gestão de Pessoas, com o case: Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL).
  • Prêmio Empresa Cidadã ADVB 2013, 2014 e 2016 conferido pela concedido pela Associação dos Dirigentes de Venda e Marketing do Brasil. à Aurora Alimentos.
  • Uma das 150 melhores empresas do Brasil para trabalhar, no Ranking Maiores Revista VOCÊ S/A (2014).
  • Prêmio Ética nos Negócios, categoria Agronegócio, com o case Amigo Energia, da Fundação Aury Luiz Bodanese.
  • Prêmio LIDE de Agronegócio, da Indústria de Alimentos do Fórum Nacional de Agronegócios.
  • 2º lugar na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo na 10ª edição do Prêmio SomosCoop (2016), com o case: Acredite no Cooperativismo, conferido pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).
  • 1º lugar "Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras" na AveSui (2016), na categoria Desempenho Financeiro.
  • 6ª empresa do Brasil com o melhor clima organizacional, concedido pelo Love Mondays em 2016.
  • 2ª empresa mais amada do Brasil, concedido pelo site de carreira Love Mondays em 2017.

FALB - Fundação Aury Luiz Bodanese

FALB

A Fundação ALB tem como finalidade incentivar, promover, coordenar, articular e executar programas, projetos e ações relacionados ao desenvolvimento ambiental, cultural e social.

MISSÃO

Valorizar o ser humano e contribuir para o exercício da cidadania.

VISÃO

Ser referência em ações sociais, culturais e ambientais promovendo a sustentabilidade e a qualidade de vida.
Acessar o site da Falb www.falb.org.br

A Turminha da Reciclagem

A Turminha da Reciclagem é um projeto realizado pela Fundação Aury Luiz Bodanese junto com a Aurora Alimentos e outros parceiros, com o objetivo de educar e conscientizar as crianças do ensino médio e fundamental sobre os cuidados com o meio ambiente.

A Turminha da Reciclagem ensina às crianças, que com pequenos gestos e um jeito divertido podemos ajudar o planeta.

Turminha Reciclagem

 

Relatório Social

Em breve

AuroraCopyright® Aurora - Todos os direitos reservados