IMPRENSA

26/02/2019 :: Destaques da Suinocultura de 2018

Destaques da Suinocultura de 2018
Técnicos, produtores e liderenças das cooperativas participaram do evento que ocorreu na Aurora Matriz

A Cooperativa Central Aurora Alimentos abateu e processou 5 milhões e 80 mil cabeças de suínos em 2018, aumento de 7,7% em relação ao ano anterior. Esses números são resultado do empenho e da dedicação de centenas de produtores rurais que investem diariamente na suinocultura. Visando incentivar as melhorias na cadeia de produção, buscando sempre a competitividade sob os aspectos social, ambiental e econômico, a Aurora Alimentos valoriza o trabalho feito por técnicos de campo e produtores rurais que se destacaram na atividade Suicooper III e Creche Aurora. Nessa semana, a Coopercentral homenageou esses profissionais durante o evento "Destaques da Suinocultura".

A diretoria da Aurora Alimentos e das cooperativas filiadas entregaram uma placa de agradecimento aos homenageados nas categorias de técnico destaque creche, produtor destaque creche, técnico destaque suicooper III com produção segregada e normal, técnico destaque suicooper III mercado Brasil, técnico destaque dos destaques, produtores destaques suicooper III produção segregada e mercado Brasil, além das cooperativas destaques suicooper III, produção segregada e mercado Brasil.

O diretor de agropecuária da Aurora Alimentos Marcos Antônio Zordan, salientou que os consumidores são os que ditam as regras de mercado e estabelecem as exigências e padrões desejados. "Para garantir a sobrevivência neste mercado competitivo temos que atender as exigências, atingir bons desempenhos zootécnicos com baixos custos de produção".

Segundo Zordan, o programa Suíno Ideal é um processo de melhoria contínua e está sempre voltado para as demandas de mercado, buscando inovações tecnológicas que agreguem valor à cadeia. "Isso se consegue através da implantação de padrões de manejo e de assistência técnica. A aplicação destes procedimentos nas rotinas dos técnicos e produtores seguramente garante as melhorias que o mercado exige e por esse empenho diário desses profissionais é que reconhecemos a importante atuação de cada um nesse processo produtivo", complementou.

O vice-presidente da Aurora Alimentos Neivor Canton observou que as cadeias produtivas de suínos das cooperativas associadas à Aurora têm um alto nível de qualidade. "O prêmio demonstra o resultado positivo alcançado pelos produtores, técnicos e, consequentemente, cooperativas. É a valorização da dedicação diária do produtor que se compromete em atender as exigências do mercado e em produzir suínos de qualidade, dentro dos padrões de sanidade e sustentabilidade", observou.

PREMIADOS

Pelo segundo ano consecutivo foi reconhecido como técnico destaque creche 2018 Juliano Perotoni, da Copérdia e da Aurora Alimentos com 9,38 pontos. O prêmio produtor destaque creche Aurora foi para Gebrair Tizatto, associado da Copérdia com 9,35 pontos. Na categoria de técnico destaque suicooper III produção segregada Elizeu Elias Padilha, da Coolacer, alcançou a segunda colocação com 8,8 prontos e o primeiro lugar foi para Mauro Krohn, da Copérdia também com 8,8 pontos, porém com mais tempo de empresa.

Em segundo lugar como técnico destaque suicooper III mercado Brasil ficou Vantuir Leoben, da Cooper A1, com 8,32 pontos. A primeira colocação na categoria foi para o técnico também da Cooper A1 Jucenir Perin, com 9,07 pontos. O técnico escolhido como destaque dos destaques foi Jucelino Dalla Nora, da Cooper A1.

Dalla Nora é técnico em agropecuária desde 2000, ano que também iniciou na Cooper A1. Desde 2004 trabalha na assistência técnica e em 2009 iniciou a assistência na produção de suínos terminados. O técnico acredita que o sucesso se dá através do foco nos objetivos. Para ele, sua maior satisfação está nas mudanças que consegue implantar nas propriedades em que atua, tanto nos resultados, como no desenvolvimento das pessoas envolvidas com as atividades.

Entre os produtores rurais o segundo lugar no prêmio de destaque suicooper III produção segregada ficou com Amarildo Chiamolera, associado à Coolacer, com a nota 9,80. Em primeiro lugar foi premiado Marcial Smaniotto, da Cooperalfa com 9,85 pontos.

Smaniotto começou na atividade de suinocultura aos 13 anos de idade, juntos com os pais, sempre buscando realizar um trabalho bem feito e melhorias para propriedade. Casou-se no ano de 2003 com Adriana Janini e juntos se dedicam as atividades da propriedade. A Granja Smaniotto conta com um plantel de aproximadamente 900 suínos. "Com o apoio da Aurora e Alfa sempre respeitando e ouvindo as ideias dos técnicos, nós nos sentimos orgulhosos de conquistar muitas vitórias. Hoje somos uma empresa rural produzindo alimentos com qualidade".

Na categoria suicooper III mercado Brasil a segunda colocação ficou com o produtor rural Dirceu Saugo, associado da Cooper A1, com 9,85 pontos. Na primeira colocação ficou Lucimar Munslinger também da Cooper A1 com 9,97 pontos.

Entre as cooperativas destaque na categoria suicooper III produção segregada o segundo lugar ficou com a Copérdia que atingiu 8,21 pontos na avaliação. A primeira colocada foi a Coolacer com 8,33 pontos. Na categoria suicooper III mercado Brasil a segunda colocada foi a Cooperitaipu com 8,25 pontos e na primeira colocação ficou a Cooper A1 com 9,02 pontos.

Para o presidente da Cooper A1, Elio Casarin, esse reconhecimento é resultado de um trabalho desenvolvido pela cooperativa há mais de 20 anos visando o melhor desempenho da produção de suínos. "Por meio da assistência técnica procuramos oportunizar uma constantemente melhoria genética, nutritiva, sanitária e ambiental. Esse é um trabalho constante e conjunto com a Aurora Alimentos e os produtores rurais que nos possibilitam esses resultados. Estamos muito felizes com os índices alcançados".

Os produtores destaques serão premiados com uma viagem para Brasília junto com a esposa no mês de agosto. Os técnicos ganharam um fim de semana em um resort em Piratuba também com as esposas e as cooperativas recebem R$ 22 mil e R$ 15,5 mil para a primeira e segunda colocadas, respectivamente.

PROPRIEDADE RURAL SUSTENTÁVEL

O assessor em suinocultura da Aurora Alimentos Sandro Treméa também falou durante a premiação sobre os resultados alcançados por meio do programa Propriedade Rural Sustentável Aurora Alimentos (PRSA), que serve de base para a avaliação dos produtores e técnicos que são certificados. Segundo ele, o programa proporcionou evolução nas melhorias das propriedades desde o último ano. "Das propriedades certificadas em 2017, 93,34% também se certificaram em 2018, além disso identificamos um maior envolvimento dos técnicos na propriedade e com os produtores", pontuou. O programa oportunizou, ainda, qualificação da integração Aurora e informações mais completas nas planilhas do PRSA.

Diretor de agropecuária da Aurora Alimentos, Marcos Antônio Zordan, falou sobre os expressivos resultados alcançados por técnicos e produtores de suínos A Cooper A1 é a primeira colocada na categoria cooperativas destaque suicooper III mercado Brasil Em segundo lugar na categoria cooperativas destaque suicooper III mercado Brasil ficou a Cooperitaipu Em primeiro lugar entre as cooperativas destaque suicooper III produção segregada ficou a Coolacer A Copérdia ganhou o segundo lugar entre as cooperativas destaque suicooper III produção segregada Lucimar Munslinger, da Cooper A1, é o  primeiro colocado como produtor destaque suicooper III mercado Brasil Em segundo lugar na categoria produtor destaque suicooper III mercado Brasil ficou Dirceu Saugo, da Cooper A1 Marcial Smaniotto, da Cooperalfa, foi o primeiro colocado na categoria produtor destaque suicooper III produção segregada Amarildo Chiamorela, da Coolacer, alcançou a segunda colocação na categoria produtor destaque suicooper III produção segregada Jucelino Dalla Nora, da Cooper A1, é o técnico destaque dos destaques Em primeiro lugar na categoria técnico destaque suicooper III mercado Brasil ficou Jucenir Perin, da Cooper A1 Vantuir Leobens, da Cooper A1, alcançou a segunda colocação na categoria técnico destaque suicooper III mercado Brasil Mauro Krhon, da Copérdia, ganhou a primeira colocação como técnico destaque suicooper III produção segregada Elizeu Padilha, da Coolacer, ganhou o segundo lugar como técnico destaque suicooper III produção segregada O produtor destaque Creche Aurora é Gebrair Tizatto da Copérdia O prêmio de técnico Destaque Creche Aurora foi para Juliano Perotoni da Copérdia Evento reconheceu o desempenho e atuação de técnicos e produtores rurais


AuroraCopyright® Aurora - Todos os direitos reservados