COOPERATIVISMO

Princípios para a vida toda

Fundamentado pela união das pessoas, o cooperativismo é considerado uma filosofia de vida. Seus princípios baseiam-se na construção de uma sociedade mais humana e igualitária.

O cooperativismo é a forma ideal de uma organização que presa pela participação democrática e, muito mais do que assistencialismo, trabalha com a valorização do ser humano, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento educacional.

Seu surgimento ocorreu da união de pequenos e médios produtores rurais, que fundaram sociedades cooperativistas, construíram silos e armazéns, adquiriram frotas para o escoamento da produção e disputaram mercados em condições de igualdade com as grandes corporações do setor.

O modo de administrar do sistema ocorre através de cooperativas que aliam a democracia e a participação dos associados à gestão moderna e eficiente que a tecnologia e a ciência permitem. Cooperativas são empresas diferentes das demais, pois colocam o ser humano em primeiro lugar.

Atualmente o sistema cooperativista é referência como uma das formas mais modernas e justas de trabalho. É a essência da Aurora, que através dos seus valores mantém ações de responsabilidade social e ambiental que proporcionam melhor qualidade de vida no campo e na cidade.

Hoje o sistema cooperativista é referência como uma das formas mais modernas e justas de trabalho.

Os sete princípios do cooperativismo:

  • 1. Adesão voluntária e livre;
  • 2. Gestão democrática pelos membros;
  • 3. Participação econômica dos sócios;
  • 4. Autonomia e independência;
  • 5. Educação, formação e informação;
  • 6. Intercooperação;
  • 7. Interesse pela comunidade.

Cooperativas Filiadas

A Cooperativa Central Aurora Alimentos é formada por outras cooperativas. Sua principal função é apoiar essas cooperativas que, por sua vez, apoiam os produtores rurais. Desde a fundação da Aurora o número de cooperativas filiadas duplicou e atualmente são 13. Isso representa mais de 100 mil famílias seguindo os valores da cooperação em mais de 500 municípios brasileiros onde tem unidades Aurora.

COOPERALFA COPÉRDIA COPERCAMPOS CAMISC CASLO COOPER A1 COOPERVIL CRIL COOPER AURIVERDE - CRAL COOLACER COOASGO COTREL COCARI

Quando trabalham unidas as cooperativas são mais fortes, por isso existem organizações como a Aurora. Outros exemplos são o Sistema de Cooperativas de Crédito no Brasil (SICOOB), a Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) e a Federação das Cooperativas Agropecuárias (FECOAGRO).

Eu Acredito no Cooperativismo

O facebook Acredite no cooperativismo tem como objetivo mostrar que é possível acreditar e promover o bem através de ações conjuntas espalhadas por todo o Brasil. Nosso maior proposito é incentivar as pessoas que querem fazer a diferença a praticar o bem nas regiões onde moram, afinal se queremos um mundo melhor precisamos iniciar por nós mesmos.

Criado em 2015 o facebook Acredite no Cooperativismo demonstra a força do cooperativismo e mostra exemplos de boas ações de pessoas comuns que estão envolvidas e que dão bons exemplos.

Acompanhe e compartilhe nosso Facebook e fique por dentro das ações praticadas por pessoas que estão fazendo a diferença e que Acreditam no Cooperativismo.

Visite a pagina no facebook


AuroraCopyright® Aurora - Todos os direitos reservados